"Que a estrada se abra a sua frente,

Que o sol brilhe morno sobre sua cabeça;

Que a chuva caia de mansinho sobre seu corpo;

Que o vento sopre leve em sua face;

E até que nos encontremos novamente;

Que os Deuses te guardem na palma de suas mãos..."

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Brasil assiste hoje a eclipse lunar total ao pôr do sol

É o primeiro eclipse lunar de 2011 e o mais longo em quase 11 anos

O primeiro eclipse lunar de 2011 e o mais longo em quase 11 anos, com quase duas horas de duração, ocorre nesta quarta-feira. Ele será visível para quase todo o mundo, exceção feita à América do Norte e Central. Os brasileiros serão presenteados com uma visão especial, às 17h46 (em Brasília): o pôr do sol deve ocorrer um minuto depois, facilitando a observação deste eclipse total. Além disso, um colorido mais intenso poderá ser observado em função das cinzas provenientes do vulcão chileno Puyehyue. O fenômeno será transmitido ao vivo pelo YouTube, a partir das 15h20 (horário de Brasília).
                              
O eclipse lunar total ocorre quando a Lua cheia entra totalmente dentro do cone de sombra da Terra. “A Lua estará dentro do cone de sombra da Terra, mas a sombra não é escura, pois em volta do nosso planeta há atmosfera que acaba produzindo uma luz difusa, o que pode dar uma aparência mais alaranjada ao fenômeno”, explica o pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) André Milone. “Tudo depende das partículas: quanto mais poeira no ar, mais vermelha estará a Lua; quanto menos poeira na atmosfera, mais escura e acinzentada”.
Composição mostra as diferentes etapas de um eclipse lunar total.
Composição mostra as diferentes etapas de um eclipse total da Lua. 

Milone afirma que a Lua já vai nascer eclipsada em boa parte do Brasil e estará posicionada em Brasília quase na altura da linha do horizonte, a apenas cinco graus da Terra. Por este motivo, os melhores pontos de observação estão no litoral. O espetáculo deve terminar às 19h02 (em Brasília), quando o satélite sair totalmente do cone.
Eventos como este ocorrem com certa regularidade. Outro eclipse lunar total deve ocorrer no dia 10 de dezembro, embora não seja observável do Brasil, e mais dois eclipses solares parciais estão previstos para 1º de julho e 25 de novembro, que também não serão vistos do Brasil.


Eclipse significa ocultamento, perda de luz. Ele acontece quando o Sol, a Lua e a Terra se alinham perfeitamente, com a Terra entre o Sol e a Lua. Como a Lua não possui luz própria, ela se eclipsa, escurece totalmente, por causa da interferência da Terra. Quando observamos o eclipse, notamos uma forma redonda que aumenta lentamente; esta sombra é a sombra da Terra.Quando vivenciamos um acontecimento como um eclipse, devemos ter consciência de que o passado deve ser deixado para trás, abrindo espaços para o futuro.
Silencie, investigue o que está oculto, reflita, medite e enfrente bravamente toda forma negativa de funcionamento que ainda persiste em você. Liberte-se do passado e dê lugar para o futuro que está começando agora. Se quiser, acenda uma vela da cor de sua preferência e reverencie mais um momento de luz e oportunidade que estaremos recebendo de nosso dadivoso Universo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário